nutricao_

Ciência da saúde que estuda os alimentos, sua composição, sua ação e relação com processo de saúde e adoecimento, O curso de Bacharelado em Nutrição da Faculdade Linear, com duração de 4 anos, tem caráter multidisciplinar, abrangendo unidades curriculares básicas comuns aos cursos da área da saúde, além das diretamente relacionadas com a ciência da Nutrição. A concretização da importância da Nutrição na promoção da saúde e do bem-estar da população expandiu enormemente suas áreas de atuação e atribuições, o nutricionista investiga e controla a relação do homem com o alimento para preservar sua saúde; planeja, administra e coordena programas de alimentação e nutrição em empresas, escolas, hospitais, hotéis, restaurantes comerciais, spas ou abrigos infantis e de idosos, entre outros grupos. Além de garantir a qualidade do que vai ser consumido, seleciona fornecedores, controla as matérias-primas e supervisiona a preparação dos alimentos, atentando para a higiene nos processos de estocagem e cocção e para o estado de conservação dos ingredientes.

Infraestrutura

  • LABORATÓRIO 01 – AVALIAÇÃO NUTRICIONAL – Utilizado para medidas antropométricas, com o propósito que o aluno desenvolva as habilidades e competências para a aferição de várias técnicas de avaliação do estado nutricional e da composição corporal, nos diferentes ciclos da vida.

  • LABORATÓRIO 02 – TÉCNICAS DIETÉTICAS – Específico para o curso de Nutrição, possui uma estrutura diferenciada para aulas práticas voltadas para manipulação e preparação de alimentos. O aluno reconhece os alimentos e aprende a utilizar, de forma a melhor aproveitar o seu valor nutritivo, através de técnica dietética e princípios gastronômicos, adequando para as diferentes faixas etárias, estados fisiológicos e de saúde, tanto para indivíduos como para coletividades.

  • LABORATÓRIO 03 – BROMATOLOGIA – Utilizado para determinação da quantidade de proteínas, carboidratos, lipídeos, fibras e minerais dos alimentos. Também destinado a pesquisa de fraudes em alimentos crus e processados.

  • LABORATÓRIO 04– MICROSCOPIA e IMUNOLOGIA – Voltado para o estudo de células e tecidos humanos.

  • LABORATÓRIO 05 – BIOQUÍMICA – Este laboratório destina-se a análise de componentes bioquímicos plasmáticos de colesterol, glicose e ferro.

  • LABORATÓRIO 06 – ANATOMIA – Neste laboratório, o aluno estuda as peças anatômicas, a forma e disposição dos órgãos que compõe os vários sistemas orgânicos. Identificam as bases anatômicas para a compreensão da estrutura do corpo humano.

  • LABORATÓRIO 07 – HIGIENE DOS ALIMENTOS – Neste laboratório são realizadas análises microbiológicas no âmbito do controle de qualidade dos alimentos e avaliadas as boas práticas de produção de alimentos e os perigos de origem alimentar

Investimento

Para mais informações, ligue para nossa central de atendimento: (61) 3613-0423 ou (61) 99269-4305

DANIELLE LUZ GONÇALVES BARROS

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3195669215940778
  • Última atualização do currículo em 13/12/2017

Possui graduação em Nutrição – Departamento de Nutrição/UnB (1997) e mestrado em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente é professor titular da FACIPLAC e da Faculdade Maua. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição (Texto informado pelo autor)

IDENTIFICAÇÃO


Nome: Danielle Luz Gonçalves Barros
Nome em citações bibliográficas: BARROS, D. L.G.

ENDEREÇO


Endereço Profissional
Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central.
Quadra Quadra 2
Setor Industrial (Gama)
72445020 – Brasília, DF – Brasil
Telefone: (61) 30351805
Ramal: 3961

FORMAÇÃO ACADÊMICA/TITULAÇÃO


2001 – 2003
Mestrado em Nutrição Humana.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Avaliação Físico -quimica e da rotulagem de leites UHT comercializados em Brasilia-DF,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Wilma Coelho Araújo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1999 – 2000
Especialização em Tecnologia e Controle de Qualidade de Alimentos. (Carga Horária: 360h).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
1994 – 1997
Graduação em Nutrição.
Departamento de Nutrição/UnB, UNB, Brasil.
 

ATUAÇÃO PROFISSIONAL


 

Faculdade Alvorada, FA, Brasil.
Vínculo institucional
 
2006 – 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 6
Outras informações
Professor das disciplinas de nutrição básica I e II, nutrição e deitética, nutrição esportiva, AUAN e coordenação do estágio de AUAN


CONSELHO REGIONAL DE NUTRIÇÃO, CRN, Brasil.

Vínculo institucional
 
2004 – 2008
Vínculo: MEMBRO DA DIRETORIA, Enquadramento Funcional: MEMBRO DA DIRETORIA, Carga horária: 4


Faculdade da Terra de Brasília, FTB, Brasil.

Vínculo institucional
 
2002 – 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4


Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.

Vínculo institucional
 
2002 – Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Professora das disciplinas: composição dos alimentos, nutrição e dietética I, nutrição para Educação Física e nutrição para Fisioterapia

 

EMBRASA, EMBRASA, Brasil.
Vínculo institucional
 
1998 – 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 44

 

SANOLI, SANOLI, Brasil.
Vínculo institucional
 
1998 – 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 44

 

Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central, FACIPLAC, Brasil.
Vínculo institucional
 
2016 – Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

 

Faculdade Maua, FMAUA, Brasil.
Vínculo institucional
 
2016 – Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

 

Vínculo institucional
 
2016 – Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Universitario, Carga horária: 6
Outras informações
disciplinas ministradas: Iniciação a nutrição; nutrição e dietetica; nutrição humana; educação nutricional; nutrição para a Educação Fisica

ÁREAS DE ATUAÇÃO


1. Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

IDIOMAS


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

PRODUÇÕES


Produção bibliográfica

Artigos completos publicados em periódicos

1.  BARROS, D. L.G.. Alimentos Dietéticos. Revista Higiene Alimentar, São Paulo, v. 13, p. 7-18, 1999.

 Resumos publicados em anais de congressos
1.  BARROS, D. L.G.. Avaliação da Qualidade Físico-Química e Análise da Rotulagem de polpas de frutas de acerola, caju e goiaba congeladas. In: Mega Evento Nutrição 2006, 2005, São Paulo. Avaliação da qualidade físico-química e análise da rotulagem de polpas de fruta de acerola, caju e goiaba congeladas. São Paulo: Nutrição em Pauta, 2006.
2.  BARROS, D. L.G.. Avaliação da Qualidade Físico Quimica e Verificação de fraude em leite UHT semidesnatado cormercializados em Brasília -DF. In: I congresso latino AMericano de Higienistas de Alimentos e VII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2003, Belo Horizonte. Trabalhos apresentados no I congresso Latino Americano de Higienistas de Alimentos. São Paulo: Revista Higiene Alimentar, 2003. v. 17. p. 3-224.
3.  BARROS, D. L.G.. Avaliação da Qualidade Físico-Química e verificação de fraude em leite UHT desnatado comercializados em Brasília-DF. In: I congresso Latino Americano de Higienistas de Alimentos e VII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2003, Belo Horizonte. Trabalhos apresentados no I congresso latino americano de higienistas de alimentos. São Paulo: Revista Higiene Alimentar, 2003. v. 17. p. 03-224.
4.  BARROS, D. L.G.. Analise da Rotulagem de leites UHT comercializados no Distrito Federal. In: 2º Simpósio em Ciencia de Alimentos e Saúde, 2003, Florianopolis. Analise da Rotulagem de leites UHT comercializados no Distrito Federal. Santa Catarina: SBCTA, 2003.
5.  BARROS, D. L.G.. Analise Fisico quimica e verifcação de fraude em leites UHT integral comercializados no Distrito Federal. In: 2º Simpósio em Ciência de Alimentos e Saúde, 2003, Florianopolis. Analise Fisico quimica e verificação de fraude em leites UHT integral comercializados no Distrito Federal. Santa Catarina: SBCTA, 2003.

Copyright © 2019 Faculdade Linear. Todos os direitos reservados. Imagens de produtos e serviços meramente ilustrativas.

Os vetores foram adaptados, porém foram produzidos por ICONS8 , PEXELS @SMARTLINE e @ICONICBESTIARY  do núcleo FREEPIK. Todos os direitos reservados aos artistas.