Gestão pública é o ramo da Administração que têm como foco principal e objeto de estudo às organizações cuja missão seja de interesse público ou se relacione direta ou indiretamente com este. Abrange áreas como Recursos Humanos, Liderança, Gestão, Controladoria e Finanças Públicas e Políticas Públicas, Direito e Legislação, entre outras.
Uma organização ou empresa podem ser privadas ou públicas, mas com interesses e atuações que afetam a sociedade, por tanto, pode haver “gestões publicas” em empresas e organizações públicas e privadas. Um bom exemplo disso são as organizações que fazem parte do terceiro setor, as Organizações não Governamentais (ONGs), Fundações, Entidades sem fins Lucrativos, Organizações Sociais (OSs), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OCIPs), que embora sejam juridicamente entidades privadas, muitas vezes objetivam o bem público ao cuidarem de animais, do meio ambiente, estimularem atividades artísticas e culturais, saúde e educação.
Porque estudar Gestão Pública?
Cada vez mais crescem as demandas sociais pelos serviços públicos, o governo deve oferta-los por meio dos órgãos, autarquia, instituições e empresas públicas, seguindo os preceitos, sobretudo da eficiência nos serviços prestados, porém, é quase impossível que o Estado consiga atender de forma satisfatória essas demandas, surgindo então à necessidade de parcerias público-privadas para que os cidadãos sejam atendidos em suas necessidades.
O Estado no exercício de suas atividades é um grande consumidor de recursos, que são utilizados para o funcionamento das instituições, esses recursos devem ser adquiridos, via de regra, da iniciativa privada, por meio de processos administrativos de compras que necessitam de legislação específica para sua aquisição, utilização e gestão.
O profissional especializado em lidar com esses processos de administração e gestão de bens e serviços públicos, prestados diretamente ou indiretamente pela administração pública ou pela iniciativa privada com interesse público, é o Gestor Público. Suas funções e ações vão desde propor, programar e desenvolver programas (fluxos de informação e processos), acompanhamento contábil e orçamentário, política de qualificação de pessoal, até analisar e avaliar a produtividade: melhor aproveitamento de recursos financeiros, humanos, materiais e do tempo em relação à atividade fim que é atender a população.
A formação desse profissional importantíssimo e necessário se dá por meio da integralização de uma matriz curricular moderna e complexa com disciplinas como: economia, legislações trabalhista, orçamentária e tributária, sistemas de administração e direito administrativo, além de gestão de empresas públicas e privadas de interesse público, responsabilidade social e licitações, ética, dentre outros. Temos como objetivo capacitar o aluno a gerenciar instituições governamentais e a elaborar e acompanhar políticas públicas.
Investimento
Para mais informações, ligue para nossa central de atendimento: (61) 3613-0423 ou (61) 99269-4305
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília(2005) e especialização em MBA em Controladoria pela Universidade Anhanguera – Uniderp(2011). Atualmente é professor titular do INSTITUTO MAUA DE PESQUISA E EDUCACAO e professor titular do INSTITUTO MAUA DE PESQUISA E EDUCACAO. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)
Copyright © 2019 Faculdade Linear. Todos os direitos reservados. Imagens de produtos e serviços meramente ilustrativas.
Os vetores foram adaptados, porém foram produzidos por ICONS8 , PEXELS , @SMARTLINE e @ICONICBESTIARY do núcleo FREEPIK. Todos os direitos reservados aos artistas.